ANÁLISE ESTATÍSTICA DO PERFIL SOCIOEMOCIONAL DE UNIVERSITÁRIOS E SEUS EFEITOS COMO AGENTE CONTRIBUINTE PARA EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA

  • Maely da Silva Campos
  • Higor Cardoso de Oliveira
  • Francisca Denise Silva do Nascimento

Resumo

Um dos grandes desafios das universidades é a busca da redução dos índices de evasão dos alunos nos cursos de graduação. Tendo em vista esta situação, observa-se uma significativa evasão dos alunos no curso de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. Assim, apresenta-se um estudo com base em dados estatísticos sobre a qualidade de vida dos estudantes universitários. A princípio foi aplicado um questionário eletrônico composto por quinze perguntas objetivas elaboradas com o fim de avaliar aspectos relacionados a qualidade de vida e bem estar emocional dos estudantes. A pesquisa contou com a participação de cem estudantes de diferentes semestres matriculados nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação. Após o período de coleta de dados, foram realizadas análises para extração de informações e mapeamento do perfil e nível de bem estar, qualidade de vida, ansiedades e outros aspectos socioemocionais relativos aos estudantes que participaram do estudo realizado. Concluiu-se que os fatores emocionais e problemas oriundos do ambiente acadêmico contribuem negativamente para os demais nichos e para o desempenho do estudante e podem culminar na evasão. Tem-se como propósito utilizar as informações obtidas para fortalecer a busca por recursos de assistência estudantil, como atendimento psicológico, para os estudantes do campus.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Extensão – PREX