AULAS DE GENÉTICA MÉDICA PARA NOVOS ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA DA UFC SOBRAL: UMA MANEIRA DE FOMENTAR O INTERESSE PELA GENÉTICA

  • Euller Gomes Rodrigues
  • Pedro Fellipe de Azevedo Rangel, Alberto de Souza Melo Neto, Érica Jamilly de Sousa Ribeiro, João Victor Rosa Chagas
  • Vicente de Paulo Teixeira Pinto

Resumo

A Genética Médica é uma especialidade da Medicina que tem ganhado destaque pela necessidade de o profissional conhecê-la para adequar seu atendimento. No entanto, segundo a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica, são poucas as vagas oferecidas para a residência em Genética Clínica, e este fato se deve principalmente ao desinteresse pela Genética. O objetivo deste trabalho foi investigar a influência de aulas com o tema Genética Médica no interesse dos alunos recém-ingressos à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral. As aulas foram ministradas por estudantes associados à Sociedade Acadêmica de Genética Médica de Sobral (SAGeMS), um projeto de extensão vinculado à UFC Sobral. Os encontros ocorreram em fevereiro e agosto de 2019, respectivamente para alunos ingressantes no primeiro e no segundo semestre de 2019, com os objetivos de incrementar o conhecimento e o interesse em Genética Médica desses estudantes, auxiliá-los nas disciplinas iniciais do curso e apresentá-los conceitos básicos de suma importância que usarão durante o curso. Ao total, foram ministradas quatro aulas, nas quais foram discutidos temas diversos acerca da Genética Médica. Posteriormente, foi aplicado um questionário com quatro questões investigando as visões pessoais de 70 estudantes acerca da Genética, incluindo as percepções de conhecimento em Genética, além de interesse e importância da Genética para a prática clínica. De maneira geral, os estudantes em sua maioria afirmaram ter pouco conhecimento em Genética, mas admitiram que consideram a Genética muito importante para a prática médica. Além disso, 60 dos 70 alunos afirmaram que as aulas ministradas pela SAGeMS foram relevantes para intensificar seu interesse pela genética. Alguns estudantes, no entanto, consideraram que a Genética não é importante para a prática clínica, visão a qual exige intervenção, como a mudança na abordagem da Genética durante o ciclo básico.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Extensão – PREX