AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO LABORATÓRIO DE REDAÇÃO EM UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UFC SOBRAL.

  • Samuel da Costa Fernandes
  • Hellen Gomes Fernandes, Francisco Danilo Bezerra Macedo Junior, André Luiz Nóbrega Maia Aires, Antonio gabriel moura louzada
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Resumo

INTRODUÇÃO: O PROJETO ESPAÇO NOVO ACADÊMICO - ENA É UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR NO QUAL OS PROFESSORES SÃO DISCENTES DO CURSO DE MEDICINA DA UFC - CAMPUS SOBRAL. O ENA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO PÚBLICO DA MACRORREGIÃO SOBRALENSE. DENTRE OUTRAS ATIVIDADES PROMOVIDAS, EM 2017 FOI IMPLEMENTADO O LABORATÓRIO DE REDAÇÃO DIÁRIO NO PROJETO, VISANDO À MELHORA DA CONSTRUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS. OBJETIVO: O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR O IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE REDAÇÃO NO CURSINHO ENA. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UM ESTUDO OBSERVACIONAL, PREDOMINANTEMENTE ANALÍTICO, QUANTITATIVO E LONGITUDINAL. FORAM UTILIZADOS DADOS INTERNOS DO PROJETO REFERENTES AO HISTÓRICO DE NOTAS NO LABORATÓRIO, À ASSIDUIDADE NESTE E AOS RESULTADOS NOS SIMULADOS DO ENEM, DE MARÇO A NOVEMBRO DE 2019. ANALISOU-SE, ENTÃO, AS RELAÇÕES DE PROPORCIONALIDADE ENTRE AS TRÊS VARIÁVEIS. RESULTADOS: OS 10 ALUNOS QUE ERAM MAIS ASSÍDUOS APRESENTARAM UM AUMENTO MÉDIO DE 320,76 PONTOS ENTRE O PRIMEIRO E O QUARTO BIMESTRE. ALÉM DISSO, DESTACARAM-SE COMO 8 (80%) DAS 10 MELHORES MÉDIAS EM REDAÇÃO NOS SIMULADOS. POR OUTRO LADO, QUANDO SE COLOCA EM ANÁLISE OS 10 ESTUDANTES MENOS ASSÍDUOS, PERCEBE-SE UM AUMENTO DE 70,48 PONTOS DO PRIMEIRO PARA O QUATRO BIMESTRE DO ANO, SENDO ESTE GRUPO, AINDA, REPRESENTANTE DE 9 (90%) DAS 10 MENORES MÉDIAS DE REDAÇÃO NOS SIMULADOS. DISCUSSÃO: EVIDENCIOU-SE, PORTANTO, QUE A ASSIDUIDADE NO LABORATÓRIO DE REDAÇÃO SE CONFIGURA COMO FATOR DIRETAMENTE PROPORCIONAL À MELHORA ANUAL DAS NOTAS EM TAL ÁREA, BEM COMO A UM MELHOR RESULTADO NOS SIMULADOS DO ENA. CONCLUSÃO: É IMPRESCINDÍVEL AVALIAR E RETIFICAR AS CAUSAS QUE LEVAM ALGUNS ESTUDANTES À BAIXA ASSIDUIDADE NO LABORATÓRIO, PROMOVENDO, ASSIM, AÇÕES QUE VISEM A TORNAR TAL USO MAIS ATRATIVO, POSSIBILITANDO A MELHORA NA CONSTRUÇÃO TEXTUAL DO PÚBLICO EM QUESTÃO.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Extensão – PREX