AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DE ALUNOS PRÉ-UNIVERSITÁRIOS A PARTIR DO PROJETO "CONHECENDO A ANATOMIA"

  • Natálya Rodrigues Ribeiro
  • Richelly Amanda Pinto, Fernanda Pimentel Arraes, Matheus Brasil Câmara Monteiro
  • Eladio Pessoa de Andrade Filho

Resumo

Introdução: A Liga de Cirurgia e Anatomia de Sobral (LACAS) realiza, desde 2017, o projeto "Conhecendo a Anatomia", o qual consiste na promoção do contato de estudantes pré-universitários de escolas públicas com o corpo humano por meio de uma aula prática ministrada pelos ligantes. Essa acontece no laboratório de anatomia da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, e proporciona um contato breve, mas eficiente, dos alunos com os sistemas do corpo humano na prática, incentivando ainda mais o estudo voltado às ciências da saúde. Metodologia: Em 2019, foi realizado um estudo transversal com 18 alunos pré-universitários da EEEP Júlio França, situada em Bela Cruz, cidade próxima a Sobral, acerca da visita ao laboratório de anatomia da UFC. Tal estudo foi possibilitado pela realização de um questionário online, enviado aos alunos após a realização da aula, composto por 5 perguntas, que levavam em consideração o aprendizado prático obtido com a visita ao laboratório, o grau de satisfação com a forma com que os conteúdos foram abordados pelos ligantes e as suas expectativas em relação à universidade após aquela experiência. As repostas do questionário variavam de "ótimo" a "péssimo", cabendo aos alunos avaliar de acordo com sua visão individual. Resultados: As respostas variaram apenas entre "ótimo" e "bom" em 4 das 5 perguntas feitas, com 88,9 % dos estudantes atribuindo satisfação máxima a elas. Houve o aparecimento, também, da resposta " regular" somente na pergunta relacionada às expectativas em relação à universidade, tento pontuação de 5,56 %. Conclusão: Percebe-se claramente a importância de ações como o "Conhecendo a Anatomia" para o aprendizado dos alunos pré-universitários pelo excelente retorno obtido pelo projeto, já que obteve mais de 80% de satisfação máxima em todas as perguntas. Isso evidencia, também, o quão importante é expandir o conhecimento acadêmico adquirido para além dos muros da universidade.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Extensão – PREX