CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA DA UFC SOBRE IDENTIFICAÇÃO DE DIABETES MELLITUS
Resumo
Introdução: O aumento da prevalência de diabetes mellitus (DM) na população brasileira, devido ao sedentarismo e à alimentação industrializada, por exemplo, por grande parcela de brasileiros, evidencia a importância dessa doença, bem como de sua eficaz identificação pela comunidade médica; a fim de evitar diagnósticos tardios e suas possíveis complicações. Sendo assim, a familiarização com tal distúrbio se torna essencial ainda nos primeiros períodos acadêmicos. Objetivos: Compreender o entendimento de estudantes de medicina do segundo semestre sobre a identificação de DM. Métodos: Por meio de um estudo transversal, foi aplicado um questionário qualitativo por acadêmicos da Liga de Endocrinologia e Metabologia da Universidade Federal do Ceará Campus Sobral (UFC Sobral) à amostra de 33 alunos cursando o segundo semestre de medicina na UFC Sobral. Dentre as perguntas contidas no material, havia questões sobre a definição de DM e sobre sinais e sintomas que caracterizam tal distúrbio. Após os alunos responderem o questionário, foi ministrada uma aula sobre as diferentes formas de manifestação dessa doença. Resultados: Aproximadamente 20% dos estudantes pensam que a definição de diabetes não está relacionada ao excesso de glicose no sangue, sendo que 84% discordam que o DM esteja sempre relacionada a uma superprodução de insulina. Também, cerca de 42% dos acadêmicos incluídos no estudo concordam que há polidipsia em pacientes diabéticos e 45,5% destes acreditam que a rápida perda de peso é uma manifestação presente no quadro de DM. Conclusão: Pode-se observar que um contingente considerável de estudantes, equivocamente, ainda não relaciona o desenvolvimento de DM à alta concentração de glicose sanguínea, assim como, apenas uma minoria concorda que esses pacientes possuem excesso de sede. Dessa forma, é evidente uma lacuna de conhecimento no que tange a esse assunto e, consequentemente, uma relevante dificuldade na identificação de DM em período inicial da graduação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Extensão – PREX
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.