INTERRELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A busca por conhecimento é um processo dinâmico e contínuo, portanto, o envolvimento de estudantes de graduação com a pesquisa e a extensão os torna indivíduos capazes de produzir conhecimentos e saber utilizá-los. Objetivo: Demonstrar atividades de interação entre a pesquisa, ensino e projeto de extensão “Odontologia Integrada - casos clínicos complexos” e analisar a importância desta para o enriquecimento científico de discentes do curso de Odontologia da UFC em Sobral. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa nos períodos letivos de 2019.1 e 2019.2, durante as atividades do projeto de extensão. Selecionou-se 8 pacientes na clínica do curso de Odontologia que necessitavam de tratamento endodôntico e apresentavam dentes com extensa perda de estrutura. Todos os casos clínicos foram documentados pelos discentes por meio de registros radiográficos e fotográficos. Houve acompanhamento periódico dos pacientes e busca de publicações científicas para embasamento da pesquisa. Resultados e discussão: O estudo analisou a influência de se restaurar dentes antes do procedimento de endodontia e as implicações clínicas disso na qualidade e longevidade do tratamento endodôntico. A documentação desses casos geraram dados que servirão para embasar conteúdos abordados nas aulas de graduação, assim como a publicação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)/artigo científico. Considerações finais: Diante do exposto, verifica-se que há uma necessidade de interação real entre os três pilares da Universidade, ensino, pesquisa e extensão, e o presente trabalho os relaciona diretamente, ou seja, demonstra a produção de conteúdo através da interdependência entre esses pilares, o que se configura como um instrumento valioso para aprimorar a formação de discentes do curso de Odontologia da UFC Sobral e torná-los capacitados à pesquisa.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Extensão – PREX
Licença
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