O CINEMA COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÕES ACERCA DE QUESTÕES IMPORTANTES PARA A JUVENTUDE

  • Maria Janete Pereira da Silva
  • Ádila Ludmila Raulino Leitão
  • Tricia Feitosa Nogueira Silva

Resumo

O cinema constitui-se em um dos variados modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea. Quando utilizado como um instrumento de reflexão e formação do estudante, o cinema leva para a sala de aula situações representativas de sentimentos, medos, conflitos próprios da adolescência, estimula a liberdade de expressão, além de promover a reflexão sobre valores e posturas individuais, criando espaço para troca de ideias sobre as consequências atreladas a diferentes escolhas pessoais. Nesse contexto, o cinema se torna uma ferramenta educativa cheia de potencialidades ao constituir-se em um meio de contribui para a mudança social. O projeto Cinelândia teve por objetivo proporcionar aos adolescentes reflexão sobre alguns temas do seu cotidiano, tendo o cinema como veículo. O trabalho foi coordenado por uma professora adjunta da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral e executado por uma estudante de medicina do 8º semestre. Os participantes eram alunos de escolas públicas, que estavam cursando o ensino médio. O filme exibido nos encontros tem como título: “sementes podres”. Após as discussões, as opiniões e posicionamentos dos alunos eram anotadas e, ao final do encontro, os alunos preenchiam um questionário registrando sua percepção sobre o filme e a importância das temáticas abordadas e avaliaram a ação e a contribuição do projeto em suas vidas. Todos os participantes consideram importantes as temáticas abordadas no filme, concordam que elas devem ser discutidas com o público jovem na atualidade e acham que o filme retratam a realidade. Dentre os temas abordados, violência física e sexual foram considerados os mais relevantes sob o ponto de vista dos alunos. Os resultados da aplicação piloto do projeto nos mostrou que pode se constituir em uma experiência de aprendizagem atraente e ao mesmo tempo significativa, sensibilizando o jovem para uma mudança de postura e aflorando seu pensamento críticos sobre diversos temas.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Extensão – PREX