PROJETO PORTAS ABERTAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Ádila Ludmila Raulino Leitão
  • Maria Janete Pereira da Silva, Bruna Lara Alves Mota Felix
  • Anderson Weiny Barbalho Silva

Resumo

Portas Abertas: Uma Visão Microscópica da Vida é um projeto que busca apresentar a alunos de ensino médio de escolas públicas e privadas, uma amostra do que é vivido no ambiente acadêmico no ensino superior, com ênfase no cotidiano, antes e depois de entrarem na faculdade; no ensino introdutório de histologia, e na apresentação da estrutura física da Universidade. O objetivo desse estudo é pontuar a diferença na recepção de alunos de escola pública e privada no projeto. Já é conhecido que há um abismo entre o Ensino Médio privado e público no Brasil, isso se deve há inúmeros fatores, especialmente sociais e econômicos. Nas visitas, os alunos expressam o desejo de ingressar em Medicina: entre os alunos de escola privada há quem já tenha definido suas especialidades. Por outro lado, entre os alunos de escola pública a realidade é bem diferente, é comum no máximo duas pessoas revelarem o desejo de cursar medicina. Ainda que perguntados sobre outros cursos, poucos se manifestavam de forma positiva. Era comum a falta de credibilidade em si mesmos, fosse por não conseguirem passar nos vestibulares ou por não poderem se manter financeiramente. Dessa forma, o projeto sempre busca a presença de pelo menos um de nossos participantes que tenha ingressado à faculdade através de cotas, para mostrar aos estudantes suas vivências e para que se torne algo mais real em suas mentes que eles também podem, que pessoas em condições semelhantes também conseguiram. Assim, vemos que o Portas Abertas tem fundamental importância no incentivo de alunos de Ensino Público em entrar ingressar numa faculdade. O estímulo que oferecemos, somados às amostras de aulas, microscopias, embriologia, histologia e anatomia básicas, tudo engrandece seus desejos por prosseguirem seus estudos.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Extensão – PREX