RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTA PARA ATUALIZAÇÃO DE VESTIBULANDOS DO ESPAÇO NOVO ACADÊMICO (ENA).

  • André Luiz Nóbrega Maia Aires
  • Hellen Gomes Fernandes, Francisco Danilo Bezerra Macedo Junior, Eder Soares de Alencar
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Resumo

INTRODUÇÃO: A extensa quantidade de horas-aula aliada aos diversos conteúdos ministrados durante a preparação para o vestibular, impede, muitas vezes, a atualização sobre temas sócio-políticos relevantes da atualidade por parte do estudante. Diante disso, e tendo em mente a predileção do ENEM por temas da atualidade nas suas diversas provas, fez-se necessário a implementação de meio que tornasse o acesso a essas informações mais direto e simplificado. OBJETIVO: Trata-se de relato de experiência sobre ferramenta posta em prática no ano letivo de 2019 em cursinho pré-vestibular no interior do Ceará. O objetivo desta ferramenta era levar informações sobre atualidades e temas relevantes das diversas áreas cobradas pela prova do ENEM. POPULAÇÃO: 80 alunos regularmente matriculados no ENA durante 2019. METODOLOGIA: Durante o ano de 2019 foi desenvolvido “A Voz do ENA”, jornal físico em formato A4 junto com uma programação de aulas especiais sobre temas sócio-políticos e atualidades. Foram analisados dados de adesão as iniciativas e dados de acertos em simulados oficiais do ENA. SESSÕES DA EXPERIÊNCIA: O jornal consiste de uma formatação frente-verso, posto em circulação por 5 edições. A página principal leva um texto de atualidades e uma questão nos moldes do ENEM. Na lateral e verso estão orientações de professores, uma dica cultural e uma charge. As aulas especiais consistem em uma exposição de 30 minutos direcionada a um tema atual e 10 minutos de discussão. RESULTADOS: A média de adesão à primeira iniciativa corresponde a aproximadamente 75% dos alunos do ENA. Em relação as aulas sobre atualidades, a média de alunos presentes representa 83% do total de vestibulandos do projeto. Os estudantes obtiveram uma média de acerto de 4 questões em 5 possíveis, cerca de 83% de aproveitamento no simulado ENA nas disciplinas geopolíticas.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Extensão – PREX