A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DISCENTE: ANÁLISE DO PROJETO “SOCIOMODA - VESTIR COM EMOÇÃO”

Autores

  • Idalina Nonato de Queiroz
  • Araguacy Paixao Almeida Filgueiras

Resumo

A extensão universitária configura-se como um dos pilares do ambiente acadêmico, articulando a pesquisa e o ensino de forma indissociável, imprimindo transformações tanto na formação acadêmica e humana dos discentes quanto na sociedade. Através de processos interdisciplinares e dialógicos, o fazer extensionista impulsiona a troca de saberes acadêmicos e populares, fortalecendo, assim, o papel social das instituições de ensino. A partir do exposto, o presente estudo investiga o impacto de ações promovidas pelo projeto de extensão Sociomoda - Vestir com Emoção, do curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC), na formação dos discentes participantes entre os anos de 2015 e 2018. Através de pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório, foram sintetizadas as principais modificações históricas, políticas e conceituais no campo da extensão universitária. Com a aplicação de um questionário misto, verificou-se, por meio de análise de conteúdo, aspectos que impactaram positivamente na formação dos estudantes participantes do projeto, como a vivência da alteridade, o desenvolvimento de postura ética e olhar crítico sobre a atuação profissional. Observou-se, da mesma forma, a receptividade positiva dos estudantes em relação à curricularização da extensão, aliada aos processos de ensino e aprendizagem. Constata-se, portanto, que é necessário promover e efetivar a ampliação e sistematização de ações extensionistas no âmbito da Universidade Federal do Ceará, que privilegiem metodologias participativas e a flexibilização curricular, seja por meio da atuação em projetos ou por meio de disciplinas com carga horária de extensão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação