A INFLUENCIAS DAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA NA SUBJETIVIDADE PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

Autores

  • Maria Jose Barbosa

Resumo

A prática pedagógica desenvolvida em sala de aula pode ser um fator que intervenha no processo de alfabetização. Este estudo com influência etnográfica teve como fim observar a elaboração da subjetividade pedagógica dos professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Temos como hipótese que as práticas pedagógicas alfabetizadoras desenvolvidas na sala de aula, sofrem influência das vivências dos professores, mais do que dos estudos acadêmicos e das formações em serviço. Conhecer a intensidade desta influência contribuirá para o desenvolvimento de práticas que permitam aos alfabetizadores refletirem sobre seu fazer, e perceber a importância da associação prática & teoria para enriquecer a aprendizagem dos educandos. A pesquisa foi realizada em 2019, observando durante nove meses educadores da educação infantil e do ensino fundamental durante as aulas de um curso de extensão para alfabetizadores, tomando como fonte de dados os discursos das professoras durantes as reflexões em sala de aula, a análise de suas produções escritas, finalizando com entrevistas individuais. O suporte teórico adotado foi: Martinez e Rey (2017), Garcia (2008), Ribeiro (1999), Angrosino (2009), André (1995), Mortatti e Frade (2014). Observamos inicialmente vinte e cinco professoras, e a entrevista foi realizada com treze delas. A hipótese foi comprovada, mas concluímos as professoras são ávidas por saberes, sentem as fragilidades de suas formações iniciais, e que se instigadas a refletirem sobre as práticas a partir do exercício: atuação/reflexão/atuação, são registradas mudanças consistentes. E, que instituições formadoras podem colaborar na melhoraria das práticas pedagógica dos professores através da formação inicial, das formações continuadas e na divulgação das pesquisas. Ouvindo mais estas profissionais e incentivando o estudo e a produção escrita das mesmas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação