APLICAÇÃO DE UM MÉTODO DE PROJETO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM COMPETÊNCIAS PARA DISCIPLINA DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

Autores

  • VitÓria Maciel Gurgel Montesuma
  • Jose Belo Torres

Resumo

Introdução Alguns entraves no processo ensino-aprendizagem do ensino superior fizeram necessário a realização da presente pesquisa para analisa-los e propor melhorias. O projeto busca expor uma análise da visão dos alunos deste curso sobre alterações no referido processo de ensino-aprendizagem - PEA. Objetivos Este projeto tem como finalidade analisar, com base em sua fundamentação teórica, a opinião dos discentes do curso de Engenharia de Produção Mecânica sobre o Processo de ensino-aprendizagem, acompanhado e controlando de uso das metodologias ativas. Metodologia Para entender a funcionalidade dos processos abordados, ensino-aprendizagem e metodologias ativas, os autores estudaram teorias que descrevem o assunto para dar fundamentação à pesquisa desenvolvida no projeto. Tais como o Construtivismo, Sócioconstrutivismo. Após isso, foi elaborado um breve questionário para coletar dados do referido público. Resultados No referido questionário foi indagado aos alunos sobre características do atual modelo de ensino e metodologias ativas. Abaixo estão algumas respostas: • Mais de 70% das respostas afirmam que, numa escala de 0 à 10, o ensino remoto está acima de 6; • A maioria dos discentes dizem que metodologias ativas onde o aluno é o principal responsável pelo seu processo de formação é algo muito positivo e estimula a responsabilidade dos envolvidos; • Em torno de 75% conhecem o conceito de metodologias ativas; • No planejamento de estudo, no entanto, 90% dos discentes afirmam que não estudam o conteúdo antes da aula. Conclusão Ensino-aprendizagem, portanto, deve ser algo muito bem planejado, tendo em vista a necessidade de mudanças significativas nesse processo para o curso de Engenharia de Produção Mecânica. Espera-se, com isso, melhorar o ensino e agregar valor na vida acadêmica de todos aqueles que compõem o curso.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação