APOIO ÀS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: UM ESTUDO NA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autores

  • Diana Isis Albuquerque Arraes Freire
  • Jorgiana Ricardo Pereira
  • Maria Auricelia da Silva

Resumo

Em 2020, a pandemia provocada pela infecção por COVID-19 demandou a suspensão inesperada das atividades em diversas instituições, inclusive nas de educação. Neste trabalho, objetivamos partilhar algumas estratégias educativas construídas durante o período inicial de isolamento social e a suspensão das atividades presenciais na UFC, de março a junho de 2020, com dois grupos de crianças da UUNDC. Nesse período, ainda não havíamos iniciado a vivência de encontros online com as crianças. Os dados do estudo resultam de registros nos grupos de WhatsApp (formado pelas famílias, docentes dos dois agrupamentos de crianças estudados e as gestoras da UUNDC) e da documentação elaborada pelas professoras. O WhatsApp foi o recurso usado para as comunicações remotas com as famílias. Dentro dos limites colocados pelos medos e dificuldades que marcavam o isolamento social, cada docente estudava e projetava estratégias educativas para apoiar a promoção de vivências pelas crianças e suas famílias, experiências que colaborassem para a ressignificação do isolamento social necessário. Essas ações aconteciam a partir do diálogo com a equipe educativa da UUNDC e as especificidades dos dois grupos de crianças, de modo que um conjunto de ações dialógicas e colaborativas foi progressivamente construído. Para este trabalho, elegemos duas ações principais: o envio de sugestões de brincadeiras, livros de literatura infantil e/ou poesias (em PDF), links para acesso a vídeos de contação ou leitura de histórias e a livros de literatura infantil. Integravam essas ações a partilha de ideias que visibilizavam a relevância da experiência cotidiana de brincar e ouvir histórias para a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças. As análises preliminares mostram que o apoio à vivência de brincadeiras e da prática social de escuta de histórias, no ambiente familiar, contribuiu para a criação de experiências ricas em possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação