DESAFIOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA ALUNOS OUVINTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) NOS TEMPOS DA PANDEMIA.

Autores

  • Marina Figueiredo de Souza
  • Patricia Araujo Vieira

Resumo

Este trabalho abordará a minha experiência como docente do curso de extensão de Libras nas Casas de Cultura Estrangeira da UFC para três turmas por meio de aulas virtuais devido ao atual contexto de pandemia. As aulas remotas estão acontecendo de forma síncrona, por meio da ferramenta Google Meet, com apresentação de slides, interação pelo chat, enquanto acontece interação entre professora surda e estudantes ouvintes pela vídeo-chamada em LIBRAS; e assíncronas, por meio da plataforma do Google Classroom onde são postados as vídeo-aulas e atividades. O trabalho tem por objetivos analisar as minhas práticas metodológicas de ensino-aprendizagem de LIBRAS por meio da modalidade virtual, refletir sobre os desafios da docência de uma professora surda e do aprendizado dos estudantes ouvintes diante da língua sinalizada em um ambiente tecnológico e ainda revisar os materiais didáticos deste ensino. Essa pesquisa tem como metodologia a observação, que possibilita compreender o processo de aprendizado dos estudantes a partir da visão do professor, e entrevistas pela ferramenta Google Forms, em que, a partir da fala dos estudantes, podemos compreender os desafios enfrentados durante o aprendizado de LIBRAS em ambiente virtual. O curso ainda está em andamento, portanto os resultados são parciais, mas já nos permitem concluir que são muitos os desafios durante o processo de ensino-aprendizagem de LIBRAS, tendo como exemplo o desafio da comunicação entre professor surdo e estudantes ouvintes, por meio de uma língua visuoespacial, impulsionado pelo contexto de aulas virtuais. Além disso, temos as dificuldades impostas pelos ambientes de aprendizagem dos alunos: falta de bons equipamentos para aulas online e internet com capacidade insuficiente. A falta de contato com esses alunos, apenas virtual, exige mais recursos didáticos para suprir as dificuldades demandadas durante a aprendizagem de uma língua estrangeira, de modalidade diferente da que estão habituados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação