MINI-HISTÓRIAS: REVELANDO A AÇÃO, O PENSAMENTO, A IMAGINAÇÃO E AS “CEM LINGUAGENS DAS CRIANÇAS”

Autores

  • Jorgiana Ricardo Pereira
  • Márcia Vanessa Silva
  • Silvia Helena Vieira Cruz

Resumo

Neste estudo, analisamos algumas mini-histórias, construídas em dois grupos de crianças, um de creche e outro de pré-escola, na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC), da UFC. A pesquisa se fundamenta na perspectiva das Pedagogias da Educação Infantil participativas, que reconhecem a criança como competente e protagonista de sua jornada de aprendizagem, e o professor como um pesquisador e construtor de conhecimentos sobre a práxis pedagógica. A documentação foi usada como estratégia para a construção do seu corpus empírico e as informações integram o banco de dados de uma pesquisa qualitativa, em andamento, cujo objeto de estudo é a Pedagogia desenvolvida no cotidiano. Elas foram construídas a partir de observação participante e o registro foi realizado tanto por escrito como através de fotografias. A importância das mini-histórias, uma estratégia de documentação, tem sido ressaltada por diversas pesquisas. Os resultados preliminares deste estudo fortalecem as conclusões de outros pesquisadores acerca da Documentação Pedagógica, com destaque para as possibilidades que o estudo e a prática de mini-histórias podem revelar e fomentar: 1) a observação sensível do cotidiano, da inteligência, do potencial, da competência e das “cem linguagens” das crianças; 2) a descoberta da criança como sujeito talentoso e sensível; 3) a visibilidade e compreensão da interdependência de diversos aspectos da aprendizagem e do desenvolvimento; 4) a comunicação mútua com as famílias das crianças. Ao concluirmos, ressaltamos a competência das crianças para agirem e se comunicarem por meio das “cem linguagens” que, em potencial, possuem e o potencial formativo da práxis de documentação e o papel imprescindível dos contextos educativos na promoção de experiências que apoiem a aprendizagem, o desenvolvimento e a ampliação das “cem linguagens” das crianças.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação