NOVAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos
  • Isabela da Rocha Nascimento
  • Raquel da Silva Nascimento
  • Marina Alves de Mendonça
  • Fernando Antonio Ferreira de Souza

Resumo

Apresenta relato de experiência sobre as novas práticas de educação de usuários desenvolvidas na Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP) no contexto da pandemia de COVID-19. A pandemia é um daqueles pontos de ruptura que marcam a história da humanidade, que permitem um salto na evolução e sobrevivência da humanidade, transformando toda a sua organização social e esferas como a educação, a ciência, o meio ambiente, a política e as relações de trabalho. O lockdown imposto pela pandemia, levou escolas e universidades a cancelarem suas aulas e fecharem seus setores administrativos, adotando ações como o ensino remoto e o homeoffice. As bibliotecas universitárias precisaram reconfigurar sua oferta de serviços e produtos informacionais, visando alcançar seus usuários em seus lares. Na UFC, a Direção da Biblioteca Universitária divulgou o “Plano de retomada das atividades presenciais”, com o objetivo de estabelecer novos parâmetros e rotinas administrativas nas bibliotecas. A Seção de Atendimento ao Usuário (SAU) da BCCP, que desenvolve ações de educação de usuários, como treinamentos, cursos e auxílio à pesquisa, também adotou novas práticas. Foram ofertados 8 minicursos on-line, através da plataforma Google Classroom, com o total de 1.085 participantes. Os assuntos abordados foram: Apresentação de citações, Elaboração de referências, Apresentação de artigos, Pesquisa bibliográfica e Pesquisa escolar. Utilizando-se da plataforma Google Meet, a SAU ofertou treinamentos on-line, por meio de videoconferência, para os cursos que atende. Foram alcançados 327 indivíduos, da comunidade acadêmica da UFC, em 13 videoconferências realizadas. Percebemos o potencial da Biblioteca Universitária na rápida adaptabilidade na prestação de serviços na modalidade remota, além do alcance de resultados promissores na educação de usuários, assegurando à comunidade acadêmica a participação em atividades que anteriormente aconteciam apenas de forma presencial.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação