PAPEL DAS CASAS DE CULTURA ESTRANGEIRA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Ruy Ferreira Lima
  • Maria Elias Soares

Resumo

Asseverando que o conhecimento de línguas estrangeiras viabiliza uma interação com outras culturas e outros povos, é indiscutível a contribuição das Casas de Cultura Estrangeira para o desenvolvimento cultural da sociedade e para o fortalecimento do engajamento acadêmico. Assim, acreditamos ser necessário estudar as ações que visam ao ensino línguas estrangeiras desenvolvidas na UFC, com o objetivo de examinarmos se aquelas atendem à política linguística concebida/implementada na Instituição. Com esse fim, e apoiados nos estudos sobre políticas linguísticas no contexto das políticas públicas, desenvolvemos a presente pesquisa, a fim de avaliarmos a ação das políticas linguísticas universitárias planejadas/realizadas para o ensino de línguas estrangeiras na dinâmica do processo de internacionalização da UFC. O objetivo central é analisar o papel das Casas de Cultura Estrangeira no projeto de internacionalização da UFC, considerando o Plano de Internacionalização (2017-2021), no atual processo de internacionalização do ensino superior. Considerando a premissa desta pesquisa, optou-se pelo método de pesquisa qualitativa para analisar a percepção dos professores e gestores sobre o trabalho das Casas de Cultura Estrangeira no ensino de línguas estrangeiras na universidade. Decidiu-se por uma pesquisa no contexto da UFC, no cenário do processo de internacionalização. Pelo estudo piloto efetuado percebe-se que os respondentes demonstram um desconhecimento relativo à internacionalização e constata-se que o Plano de Internacionalização não considerou o trabalho das Casas de Cultura e não contemplou o potencial dessas de alavancar o processo de internacionalização da UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação