A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA INTEGRAL ROMEU DE CASTRO MENEZES, CAUCAIA, CEARÁ

Autores

  • Carlos Miguel Sousa de Oliveira
  • Samille Eufrásio Rocha
  • Francisco Willams Ribeiro Lopes

Resumo

Estamos vivendo tempos de muitas mudanças no cenário político, econômico e cultural do Brasil. Um desses acontecimentos é a atual Reforma do Ensino Médio, que reestrutura a agenda da educação integral no nosso país e promove uma reforma curricular desta etapa da educação básica. Essa Reforma foi aprovada por meio da lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017) durante o governo do presidente Michel Temer, em um período de muita instabilidade política no nosso país, devido ao impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016. A implementação da Reforma do Ensino Médio afeta as escolas ao ampliar a carga horária anual, reorganizar os componentes disciplinares (as “matérias”) em áreas de conhecimento e definir que apenas Português e Matemática são obrigatórias, deixando incerto como os conteúdos das disciplinas Sociologia e Filosofia serão ensinados. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar os desafios da implementação do Novo Ensino Médio na Escola de Tempo Integral Romeu de Castro Menezes, situada em Caucaia, Ceará. Para isso, realizaremos entrevistas com gestores e professores dessa escola para analisar o novo formato de organização das disciplinas e as dificuldades que tiveram que enfrentar durante a mudança de uma escola de tempo regular para uma escola de tempo integral. A pesquisa encontra-se na etapa de elaboração dos roteiros das entrevistas a serem realizadas com os interlocutores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio