O ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE ESTUDO DE COMUNIDADES E DE USUÁRIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Pedro Mizael Sousa Goncalves
  • Sandra Vieira Lopes
  • Maria de Fatima Oliveira Costa

Resumo

O presente trabalho, denominado de O Ensino Remoto na Disciplina de Estudo de Comunidades e de Usuários: Relato de Experiência, foi desenvolvido com a necessidade de analisar de forma crítica e entender o comportamento dos usuários sobre o método adotado de Ensino a Distância (EaD) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) como medida para manter o ensino ocasionado pelo isolamento para combater a COVID-19 ou, também conhecida, Coronavírus. O intuito dessa pesquisa se desenvolveu depois de verifica que os alunos não estavam se adequando a EaD e assim resultou na geração de uma nova didática. A pergunta norteadora da pesquisa foi: como os estudantes do curso de biblioteconomia estão se adaptando a “nova rotina”? O objetivo geral construído é Identificar o comportamento do Usuário no ensino EaD e para responder a essa questão foi designado dois objetivos específicos, sendo eles: Aplicar questionários para analisar a necessidade informacional dos alunos e Pesquisar documentos informacionais para fortalecer o dialogo científica. A metodologia utilizada foi primeiramente o Estudo de Usuários que proporcionou o desenvolvimento de questionários; a Pesquisa Bibliográfica que permitiu o desenvolvimento teórico deste trabalho, sendo importante ressaltar que as bases de dados utilizado para a coleta dos subsídios para o fomento deste, foram: o Portal de Periódicos CAPES e a Brapci; além da terceira metodologia utilizada, conhecida como Relato de Experiência que contribuiu de forma efetiva para o surgimento do trabalho. Através dos dados coletados pelos questionários e pelas leituras feitas para o aprofundamento do conhecimento crítico é possível afirmar que a compreensão, flexibilização e adaptação são os termos que mais condizem com resultados obtidos. Em suma o trabalho consegue atingir o que é proposto além de permitir novos caminhos para futuros trabalhos científicos e, além disso, promover uma melhor compreensão dos alunos e de sua apreensão da disciplina em formato EaD.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio