PANDEMIA E ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ROMEU DE CASTRO MENEZES, CAUCAIA, CEARÁ.

Autores

  • Samille EufrÁsio Rocha
  • Carlos Miguel Sousa de Oliveira
  • Francisco Willams Ribeiro Lopes

Resumo

No ano de 2020 tivemos que alterar nosso cotidiano devido à Pandemia de Covid-19. Nossas atividades de estudo, trabalho e lazer foram se reajustando de acordo com os protocolos de proteção da pandemia. Na área educacional, a forma das instituições escolares manterem as aulas acontecendo mesmo sem o contato físico foi o ensino remoto. Sendo, muitas vezes, questionado se esse tipo de ensino prejudica o currículo escolar. Paralelo a isso, as escolas de tempo integral no Ceará estão implementando o Novo Ensino Médio, reforma educacional aprovada por meio da lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017) durante o governo do presidente Michel Temer. Essa Reforma amplia a carga horária anual, reorganiza a grade curricular e divide as “matérias” em obrigatórias e não-obrigatórias. Desta forma, o objetivo deste trabalho é investigar como foi realizado o ensino das “matérias” de Ciências Humanas, consideradas não-obrigatórias, durante o período de ensino remoto na Escola de Tempo Integral Romeu de Castro Menezes, situada em Caucaia, Ceará. A metodologia desta pesquisa consiste na realização de entrevistas com os gestores e os professores de Sociologia, Filosofia, História e Geografia para entender as mudanças realizadas a partir da implementação do Novo Ensino Médio e da utilização do ensino remoto. A pesquisa encontra-se na etapa de elaboração dos roteiros das entrevistas a serem realizadas com os interlocutores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio