AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (LAVEM): SUBSIDIANDO FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE LECIONA MATEMÁTICA

Autores

  • LuÍs Felipe da Costa Monteiro
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Objetivando a completa interação da pós-graduação com a graduação, mediante a solução para os déficits na formação inicial e continuada, apresentamos a inserção do Laboratório Virtual de Educação Matemática (LAVEM), visando uma reconstrução de conceitos iniciais do meio tecnológico para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e profissional (práxis). Para referenciais teóricos, tomamos como base os pressupostos da metodologia Sequência Fedathi, bem como nos escritos de Bernstein e Raford, assim como os estudos desenvolvidos por Santos (2006), Lévy (2008), Santana (2011), Andrade (2014), dentre outros. No último trimestre do ano de 2020, foram desenvolvido trabalhos em conjunto com Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), relacionados a: criação e aperfeiçoamento de formulários eletrônicos de pesquisas, geração de planilhas dinâmicas de mensuração e análise de dados cadastrais e criação de planilhas Excel®. A utilização desse recurso faz parte de uma proposta de inserção das tecnologias digitais na vivência acadêmica dos alunos, bem como a concretização do aprendizado e aprimoramento técnico-científico de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Todos os dados, foram tratados sob a luz da Lei N° 13.709, de 14 de agosto de 2018. Como atividades complementares, foi proposto aos bolsistas a participação do curso de extensão: "Metodologia de Pesquisa científica e escrita acadêmica" e a produção de artigos científicos possibilitando assim a prática escritural e bibliográfica. Portanto, consideramos relevantes as ações desempenhadas por terem possibilitado uma aplicabilidade dos conhecimentos obtidos e a formação de profissionais crítico-reflexivo em suas práticas metodológicas. Utilizar-se de recursos tecnológicos no âmbito educacional, corrobora com a perspectiva de uma intervenção interdisciplinar e multiprofissional sendo relevante o desenvolvimento de ações que buscam promover a integração da tecnologia com a formação inicial.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação