BULLYING ESCOLAR: EMERGÊNCIAS E DESAFIOS À FORMAÇÃO DOCENTE DOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO PIBID GEOGRAFIA/UFC.

Autores/as

  • Fabio Jose de Souza
  • Fabrício Rodrigues Coelho
  • Gabriel Lucas Pereira Silva
  • Lizandra Araújo de Paiva
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumen

Este resumo visa apresentar os aportes do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsa à Iniciação à Docência (PIBID), na construção dos saberes docentes dos bolsistas, na qualidade de professores em formação, ante a emergência de situações de bullying ocorridas em turmas de 9º ano da Escola Estadual Dom Hélder Câmara, em Fortaleza, no ano de 2019. Buscou-se analisar como o subprojeto incide na formação do futuro docente ao atuar junto aos bolsistas para lidarem com questões emergentes no ambiente escolar, bem como verificar em que medida o professor supervisor contribui com o seu saber empírico para a formação dos futuros professores. Procurou-se observar de que modo os bolsistas trabalharam a problemática real do bullying e interpretar como situações-problema emergentes desafiam a formação profissional do futuro docente. Realizou-se grupo de estudo entre os bolsistas com bibliografia sobre a temática do bullying escolar, com seguinte elaboração de proposta de intervenção com os alunos da escola. Procedeu-se a orientação da atividade de esquetes teatrais a serem encenadas pelos alunos, com debate na sequência sobre as questões de bullying implicadas nas encenações. Verificou-se inicial reticência em parte dos alunos em participarem das atividades face aos personagens tipos a serem encenados, mas com maior espontaneidade nos debates ao exporem seus pontos de vista sobre o tema e partilha de transformação de suas percepções. Proporcionou-se aos bolsistas pibidianos a experiência dos desafios que emergem na vivência escolar, a percepção da importância da pesquisa enquanto método pedagógico, evidenciando-se as contribuições tanto da professora supervisora na escola quanto da coordenação do subprojeto para que adquirissem habilidades e segurança ao desenvolverem atividades sobre a questão-problema, bem como lidar com desafios emergentes do chão da escola que fogem aos conteúdos disciplinares e à formação acadêmica.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIV Encontro de Práticas Docentes