BNCC EM PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPECTATIVAS DOS/AS ESTAGIÁRIOS/AS NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA

Autores

  • Davi Lima de Arruda
  • Caan Gabriel Almeida / Giordano Magalhães / Matheus Mota / Diana Isis Arraes Freire
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

A base nacional comum curricular (BNCC) reconhece a educação infantil como um uma etapa fundamental, estabelecendo direitos de aprendizagens para as crianças na primeira infância, reconhecendo nessa etapa a construção de sua identidade e sua subjetividade. A BNCC da educação infantil não sistematiza conceitos como acontece nas etapas posteriores de ensino; ela estabelece seis direitos de aprendizagens e cinco campos de experiências, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. As atividades têm intencionalidade e se misturam com diferentes campos de experiências, incidindo nas atividades cotidianas de forma integrada, em contextos lúdicos próximos às práticas sociais que lhe são significativas. Os/as professores/as observam e auxiliam de acordo com a necessidade, criando vínculos afetivos durante os cuidados nas vivências que as crianças necessitam para um desenvolvimento adequado. A BNCC não se trata somente de um documento de orientação didática/pedagógica, como um currículo, mas de uma reunião de elementos que podem permitir o surgimento de novas estruturas que elucidam quais aprendizagens precisam ser favorecidas em cada fase, enquanto afeta a autonomia dos/as professores/as no desenvolvimento das suas atividades. Por fim, é fundamental refletir sobre a avaliação e a sua importância, pois, segundo a BNCC, a avaliação na educação infantil não se direciona para promoção ou aprovação e delimitação dos/as aptos/as e não aptos/as, mas focaliza em verificar/garantir se a prática pedagógica está sendo executada com qualidade. Durante o período de estágio - desde fevereiro de 2021 - na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC-UFC), as nossas expectativas diante do contexto de pandemia que estamos vivendo são de observar e discutir possíveis práticas pedagógicas e adaptações que garantam o cumprimento dos direitos de aprendizagem das crianças à luz da educação física escolar.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Estágios