ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESSENCIAL AO BACHARELADO EM GASTRONOMIA

Autores

  • Maria ThaÍs Firmino da Silva
  • Matusaila Aragao Macedo

Resumo

No âmbito da Gastronomia, a realização de etapas como estágio permitem que o conhecimento teórico se efetive pela vivência em contextos culturais, sociais e educacionais específicos, o que permite viabilizar experiências e construir bases internas e externas à prática profissional. O Estágio Supervisionado Obrigatório I, ao qual se refere este trabalho, foi efetivado no cerne do Projeto de Extensão Gastronomia em Movimento da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto viabiliza cursos, oficinas, palestras, consultorias e orientações, no entanto, devido a suspensão de atividades acadêmicas ocasionadas pela pandemia Covid-19, o planejamento inicial foi inviabilizado, o que exigiu re-adequação com a finalidade de garantir o cumprimento do componente curricular sem a precarização de suas premissas. Nesse sentido, além da elaboração de conteúdo de ensino para cursos em Gastronomia, o foco de execução passou a vigorar sob alternativa que não exigisse a saída de casa, como, por exemplo, realização de pesquisa para produção de artigo científico. Nesse sentido, a interdisciplinaridade se efetivou ao contexto, já que foi possível aliar minha formação primeira (graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Mestrado em Comunicação) à atual (Gastronomia) a partir de análise que se respaldou em produto midiático voltado à Gastronomia. Imersa na temática escolhida, a saber, memória ligada a alimentação, foi possível identificar particularidades que ainda não tinham sido aprofundadas durante atividades em sala de aula, o que propiciou nova experiência e, sem dúvida, a efetiva compreensão da amplitude de possibilidades que a esfera gastronômica apresenta. Por fim, a partir da realização do estágio foi possível fortalecer convicções em torno da prerrogativa de que teoria e prática se revelam enquanto integradas, indissociáveis e permissivas à construção de significados que articulam de forma coerente o conhecimento científico e a realidade do cotidiano.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Estágios