ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESAFIOS FORMATIVOS E VIVÊNCIAS DE PROFESSORES/AS EM CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

  • Thalita Barros da Silva
  • Gleison Silva / Guilherme Iure Gadelha / Yara Sousa Araújo / Emmanuelle Cyntia Ferreira
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

De acordo com as mudanças de rotina e convívio social que nos têm acometido devido à pandemia da covid-19, precisamos levantar diversas questões acerca da experiência que passamos e aquela que nos atravessa, nos readaptar e inovar as formas de ensino-aprendizagem e pensar, principalmente, nesse processo comunicativo de troca dentro das escolas. A dinâmica das ações remotas e de utilização de outras tecnologias no processo de ensino-aprendizagem na educação básica nos proporciona - não só como professores/as em formação, mas como alunos/as também - um momento de estranheza que nos leva a pensar na necessidade de preparo tanto científico-pedagógico das gestões nas diversas formas de ensino, como na necessidade de equidade das tecnologias nas trocas de aprendizagens. A Licenciatura em Educação Física da UFC possui quatro estágios supervisionados obrigatórios a partir da metade do curso. Este relato apresenta as nossas expectativas, experiências e desafios no Estágio supervisionado em Educação Física na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, tendo como contexto a Escola Municipal Professora Maria Liduína Corrêia Leite e como supervisora uma professora egressa do mesmo curso da UFC. Esses aspectos podem contribuir no nosso processo de formação como professores/as, na construção de docentes comprometidos/as com o ensino, de forma a proporcionar mudanças positivas para a educação brasileira e mundial. Desse modo, e de forma a trocar experiências de colaboração entre os membros do grupo do estágio, buscamos contribuir com nossas vivências, nos debruçando na literatura da Educação e da Educação Física para enfrentar os desafios e aperfeiçoar a nossa caminhada como professores/as em formação permanente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Estágios