EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DIURNO NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL E PANDEMIA: APRENDIZAGENS E DIFICULDADES ENFRENTADAS

Autores

  • Ana Beatriz Araujo Pinheiro
  • Georgia Albuquerque de Toledo Pinto

Resumo

O componente curricular obrigatório do curso de pedagogia diurno da FACED/UFC denominado ESTÁGIO: EDUCAÇÃO INFANTIL tem caráter eminentemente prático a ser realizado a partir da imersão dos estagiários em uma turma de uma instituição de Educação infantil da rede pública do município. No entanto, a pandemia e a necessidade de isolamento físico, determinada no segundo mês do semestre letivo de 2020.1, impossibilitaram sua realização, tal como a mesma acontecia. A necessidade de garantir aos alunos da pedagogia o término do semestre letivo, já iniciado, mobilizou as professoras a repensarem um novo formato que garantisse a sua realização. Tendo como suporte a proposta Participar e Incluir da FACED/UFC, as atividades de estágio passaram a ocorrer através da plataforma MEET, sem a interação direta com o público-alvo do estágio: as crianças, mas em contato direto com os profissionais da Educação, professoras, assistentes e coordenadora. O presente trabalho busca relatar as experiências vivenciadas a partir do redimensionamento do Estágio para atender a nova demanda criada, de forma a refletir sobre os impactos da Pandemia para a prática do Estágio. Para isso, utilizou-se do aporte teórico de Lima (2004), Ostetto (2008) e Pimenta (2004) para fundamentar o pensar sobre o ser docente e a construção de sua identidade. Como resultado, acompanhamos além das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação ao planejarem sem, muitas vezes, terem um retorno de seus alunos, o acompanhamento do cotidiano da família, uma vez que era necessário a mediação ativa das mesmas para execução das atividades propostas e as estratégias utilizadas pelos profissionais para romper a barreira entre a família e a escola, de modo a garantir o direito à educação dessas crianças, mesmo sem as mesmas estarem presentes no espaço físico escolar. Nesse novo formato, outros aprendizados puderam ser vivenciados mostrando que o direito à educação pode e deve ser garantido mesmo à distância.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Estágios