“ISSO QUE ME PASSA”: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA, IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Kaio Bruno Ciano de Abreu
  • Felipe Néo dos Santos Ana Karoline de Souza Lima Carlos Átila Lima dos Santos Yara Araújo
  • Luciana Venancio

Resumo

Reconhecendo o estágio nas escolas como um local de produção, construção e mobilização de saberes para os(as) alunos(as) e professores(as), entendemos, também, as suas implicações na formação inicial docente. Logo, a Licenciatura em Educação Física da UFC estabelece, a partir da metade do curso, o início da realização de quatro estágios supervisionados obrigatórios que compõem carga horária de 400h nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica. O objetivo desse relato é apontar as experiências de leituras positivas e negativas de futuros professores(as) em formação inicial durante o período dos estágios supervisionados na Educação Física. Para tal utilizamos relatos de experiências de quatro estudantes, apresentados na disciplina Estágio Supervisionado IV, a luz dos princípios da alteridade, reflexibilidade, subjetividade e (trans/de)formação, assim pensando a vivência dos estágios em escolas diferentes assumindo, como sujeitos abertos as experiências que nos passaram, os vestígios dessas relações durante os três estágios obrigatórios vividos. Observando como essas vivências impactaram e auxiliaram a formação dos quatro estudantes enquanto futuros profissionais experimentando a realidade do seu ambiente de trabalho. Consideramos leituras positivas que envolveram planejamento participativo, incentivo a autonomia dos alunos e também as partes negativas como falta de planejamento de aula e o desafio de ministrar aulas de educação física de maneira remota. Os episódios apresentados levantaram questões acerca das experiências que passamos e aquelas que nos atravessam. Encontramos quatro estudantes com experiências diferentes, em locais diferentes, em uma mesma disciplina de estágio, que despertaram para questões diferentes acerca do que viveram no período. Essas questões diferentes, que surgiram de um mesmo lugar, reforçam a importância do estágio, demonstrando que existem muitas possibilidades dentro dessa experiência no campo educativo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Estágios