PERSPECTIVAS OBSERVADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS PANDÊMICOS DA COVID-19

Autores

  • Nara Ingrid Costa da Paciencia
  • Lauro Santos / Marcus Marinho / Rodrigo Ribeiro / Jorgiana Pereira / Keully Queiroz
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) voltada ao público infantil é um documento referencial para a construção do currículo escolar pelos Estados e Municípios. No seu desenvolvimento, percebe-se a ênfase em proporcionar experiências para as crianças, de modo a tornar a aprendizagem significativa. Desse modo, a BNCC traça alguns planos que guiam o ensino e aprendizagem dos alunos fazendo com que professores/as busquem estratégias que abranjam a participação e a colaboração de familiares para a construção de diferentes formas de perpassar o conhecimento, evitando evasões posteriores. É notório que estamos passando por um momento atípico, ocasionado pela covid-19, e que vem afetando diversas áreas da sociedade mundial. Devido à alta capacidade de contágio, algumas tarefas deixaram de ser realizadas presencialmente, como é o caso das atividades escolares aqui no Brasil. Porém, aparelhos tecnológicos e redes sociais vêm sendo uma alternativa bastante eficaz para que as pessoas continuem realizando suas atividades mesmo que de forma remota. Contudo, esse tipo de abordagem gera discussões, tendo em vista a grande desigualdade social que assola a sociedade brasileira, fazendo-se pensar que nem todos/as os/as estudantes têm acesso a aparelhos tecnológicos e/ou redes de internet de qualidade. De acordo com o exposto, uma das grandes expectativas é entender como está a relação entre escola-aluno/a na pandemia. É de suma importância compreender qual é a realidade vivida por cada aluno/a e em qual contexto eles/as estão inseridos, com isso, tentar buscar juntamente com o/a professor/a a melhor maneira de educar e ensinar os conteúdos. Além desse viés, sabemos que uma escola não funciona apenas durante as aulas e que existem várias outras atividades escolares. Portanto, temos a expectativa de conhecer esses momentos que ultrapassam os ambientes de aula, vivenciar a rotina das escolas e as diretrizes seguidas por elas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Estágios