RELATO COLABORATIVO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Italo Iorio Rodrigues Ferreira
  • Anna Raquel de Souza Vieira / Fernando Lucas Lisboa Pereira / Emmanuelle Cynthia Ferreira
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

A disciplina de estágio é importante na formação do/a licenciando/a porque é através dela que o/a futuro/a professor/a passa a entender como são as intervenções na escola e as diretrizes pautadas na BNCC, principalmente nos anos iniciais da educação básica. A BNCC é um documento pautado nos seis direitos de aprendizagem dos/as alunos/as de todo o Brasil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, além de ser esse documento que coloca a educação infantil como uma etapa essencial da educação básica. A BNCC faz com que esses direitos sejam respeitados pelo estado e sejam aplicados na escola pelo/a professor/a, como principal mediador/a das experiências com os objetivos de aprendizagem de cada etapa da educação básica. O Estágio é importante visto que é o primeiro momento de inserção do/a licenciando/a no campo de trabalho docente. É através das experiências vividas no estágio que muitos/as alunos/as entendem contextos que antes eram somente falados e que naquele momento passam a ser uma realidade, deixando assim de ser apenas um exemplo. Há também as mudanças nas intervenções à frente de uma turma ou de situações de escassez de materiais. Além disso, há o desafio relacional com outros/as professores/as da área e das demais disciplinas para intervir junto aos/às professores/as estagiários/as de educação física, assim como dificuldades eventuais com as demandas da gestão escolar. Por fim, a disciplina de estágio durante a licenciatura em educação física tem uma função na formação dos/as professores/as em aprenderem a trabalhar em diferentes etapas da educação básica e desenvolverem suas aulas com o material ofertado, desde o espaço até implementos, buscando vincular as suas aulas aos processos de desenvolvimento humano e às diretrizes de aprendizagem dos/as alunos/as.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Estágios