SÍNTESE COLETIVA DAS EXPECTATIVAS PARA O ESTÁGIO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Anderson Bruno Bezerra Mota
  • Gabriella Barbosa Pereira / Ivaniele Silva / Emmanuelle Cynthia da Silva Ferreira
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

Conforme a BNCC, os Campos de Experiências enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos na educação infantil. Nas atividades propostas em classe, o ideal é que haja uma interlocução entre os diversos Campos de Experiências. Na maior parte do tempo, as crianças devem brincar livremente, explorando, sem a intervenção imediata do/a professor/a; porém, em contextos cuidadosamente planejados. Os momentos em que a criança recebe os cuidados são excelentes oportunidades para o fortalecimento do vínculo com o/a professor/a. A rotina precisa ser bem organizada e flexível em torno de contextos lúdicos. Na BNCC, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão vinculados a faixas etárias específicas, vinculando-se a três grupos: bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, de acordo com atenção e necessidade específica. É fundamental acompanhar as práticas e aprendizagens das crianças precisando ter cuidado para não estigmatizar as pequenas. As expectativas do grupo em relação ao estágio são as melhores, porque estamos mais tranquilos/as com relação à realização por já termos vivenciado o estágio juntos/as semestre passado, e ao mesmo tempo ansiosos/as e cheios/as de expectativas com tudo que vamos vivenciar. No estágio, esperamos ter uma experiência de aprendizado que possibilite o conhecimento e vivência de conteúdos já vistos e aprendidos nas disciplinas do curso de licenciatura em Educação Física, observando como é a organização de documentos importantes como a BNCC, participar da elaboração do plano de aula, a metodologia da professora e o seu desenvolvimento na prática, ter uma troca de experiências com a equipe gestora da escola, professores/as e estudantes. Esperamos poder contribuir com a professora supervisora durante a vivência com os/as alunos/as.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Estágios