UMA EXPERIÊNCIA DE ESTAGIO ITINERANTE NA ELABORAÇÃO DE ESTRATEGIAS PEDAGÓGICAS NO ISOLAMENTO SOCIAL PARA UM ALUNO COM AUTISMO

Autores

  • Francisca Gabriella Brito Tavares
  • Roberia Vieira Barreto Gomes

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, conforme aponta Monteiro(2020) entre algumas características o transtorno pode apresentar déficit na comunicação, na interação e no estabelecimento de conversas normais, além da insistência nas mesmas coisas e dificuldade de mudar a rotina. Nesse sentido o presente trabalho teve como objetivo refletir acerca das experiências vivenciadas, por uma estagiária itinerante (EI) que acompanha um aluno com autismo, em uma escola regular, no período de isolamento social, no ano de 2020. Os Estagiários Itinerantes de acordo com Pelori e Nunes (2009, p.143), realizam “[...] a adequação dos materiais e recursos pedagógicos utilizados pelo aluno e pelo professor,[...]e a viabilização da participação do aluno nas diferentes situações de aprendizagem”. Dessa forma, essa ação é realizada por estudantes da pedagogia ou da psicologia que atuarão nessa ação pedagógica. Para alcançarmos o objetivo proposto utilizamos como metodologia a observação da EI e análise documental. Nossos resultados apontaram que a EI participou das aulas remotas realizando a observação inicial de que o aluno não aceitava participar das aulas online. A partir desse impasse a estagiária elaborou uma estratégia de adaptar os conteúdos com algo que é de bastante interesse do aluno: super-heróis. Assim, cada professor titular foi contactado, para que os textos utilizados em sala fossem encaminhados para a estagiária, e com esse material foi criado pequenas histórias em quadrinho, onde os personagens ensinavam a matéria. Para saber se essa abordagem estava atingindo o objetivo de aprendizagem foi produzido, pela estagiária, jogos online no formato de quiz. Assim concluímos que a EI conseguiu realizar intervenções que oportunizaram ao aluno com TEA acompanhar os conteúdos das aulas e realizar as avaliações adaptadas, com o planejamento de aula que englobasse as demandas e atingisse os objetivos propostos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

IV Encontro de Estágios