O VIDEO TUTORIAL COMO FERRAMENTA SUPORTE NA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO.

Autores

  • CÁssio Marinho Campelo
  • Luiz Carlos Albuquerque-Pinto
  • Lília Maria Carneiro Câmara
  • Lilia Maria Carneiro Camara

Resumo

INTRODUÇÃO - Mapa conceitual é uma ferramenta didática que permite organizar e representar o conhecimento de forma prática, auxiliando professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem de forma presencial com auxílio de softwares para sua criação ou mesmo de forma artesanal a mão livre. Cmaptools é um software de criação de mapa conceitual baseado na aprendizagem significativa e passou a ser utilizado com maior frequência nas atividades remotas com a pandemia da COVID-19. OBJETIVO – Criar um vídeo tutorial para o software Cmaptools que auxilie como suporte para professores e alunos do curso de Medicina na disciplina de Imunopatologia 2020-1. METODOLOGIA – Foi realizado o mapeamento de todas as funcionalidades e recursos do Cmaptools como ferramenta de utilização síncrona e assíncrona. Criação de vídeo tutorial conforme os princípios para e-learning por Clark e Mayer (2016). Disponibilização do vídeo em plataformas digitais para alunos e professores no projeto GT-AVA. Aplicação de instrumento avaliativo. RESULTADOS - 71% dos alunos afirmaram que assistiram ao vídeo tutorial e que vídeo ajudou devido a semelhança com a dinâmica vivenciada anteriormente de forma presencial. Pelo resultado satisfatório foi também estendido na Enfermagem e utilizado na disciplina de didática do ensino superior no PPGMM. CONCLUSÂO – Video tutorial é uma ferramenta simples, rápida, de fácil acesso em diferentes plataformas permitindo a quem assiste praticar imediatamente as habilidades demonstradas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior