A AGENDA 2030 COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Resumo
A Agenda 2030 consiste em um plano de ações estruturado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até o ano de 2030, estabelecendo metas e prazos para obtenção dos resultados. Foram estabelecidos 17 objetivos globais, intitulados “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, e 169 metas, para serem alcançadas até 2030 pelos países que se comprometeram com a Agenda. A referida agenda possui como propósito eliminar males como a fome e a pobreza, a proteção do meio ambiente, a eliminação do medo e da violência, o estímulo à implementação de parcerias, além de outras medidas que visem à garantia de vida digna a todos os seres vivos. Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável são voltados a 5 áreas, quais sejam: pessoas, prosperidade, planeta, paz e parcerias. A presente pesquisa possui como objetivo analisar a Agenda 2030 como uma ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável. A pesquisa possui natureza qualitativa e, por meio do método dialético, buscou-se realizar a análise acima mencionada. Do presente trabalho, foi possível constatar que a Agenda 2030 se consolida como um importante aparato para o surgimento de uma nova fase para o desenvolvimento dos países, de modo a integrar completamente todos os componentes do desenvolvimento sustentável, engajando os países na construção de um futuro sustentável e digno.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.