“A ESCOLA VISITA A FARMÁCIA VIVA”: CONTRIBUIÇÕES DA FITOQUÍMICA EXPERIMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Igor Lima Soares
  • Herisong Switz Moreira Torres
  • Lara Beatriz Santos Ferreira
  • Kellen Miranda Sá
  • Ednaldo Vieira do Nascimento
  • Mary Anne Medeiros Bandeira

Resumo

O Programa Farmácias Vivas foi idealizado pelo Dr. Abreu Matos em 1983 visando promover uma fitoterapia racional para indivíduos com dificuldades de acesso aos sistemas de saúde convencionais, principalmente validada por estudos fitoquímicos. Fitoquímica é a ciência que estuda os componentes químicos vegetais, os quais podem fornecer benefícios à saúde. O objetivo do trabalho é relatar a experiência vivenciada no desenvolvimento de atividades de extensão em fitoquímica para estudantes do ensino médio. Trata-se de um estudo qualitativo-descritivo, do tipo relato de experiência. Realizaram-se 4 aulas teórico- práticas sobre fitoquímica experimental para um grupo de 5 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Luiz Girão (ELG) localizada em Maranguape, região metropolitana de Fortaleza. As atividades práticas ocorreram no Laboratório de Produtos Naturais da UFC, vinculado ao Programa Farmácias Vivas. Os momentos consistiam na caracterização fitoquímica qualitativa de espécies com certificação botânica do gênero Piper coletadas nos arredores da ELG, sendo precedidos e seguidos de discussões sobre classes de metabólitos secundários. Os alunos mencionaram desconhecer que diversas classes de substâncias poderiam ocorrer em uma única planta e que cada tipo de metabólito secundário pode manifestar várias ações terapêuticas ou tóxicas. Os experimentos realizados pelos alunos demonstraram que as espécies analisadas apresentavam vários fitoconstituintes bioativos. No entanto, os estudantes declararam que as plantas não eram usadas pela comunidade local como medicinais, mas se interessaram em pesquisar e desenvolver remédios caseiros acessíveis para a população a partir destas. Conclui-se que os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre fitoterapia, e desenvolveram características como senso crítico e responsabilidade socioambiental. Como dificuldade destaca-se que, para a reprodução deste trabalho, são necessários insumos e infraestrutura com custos significativos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão