A FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DO GEPEL-CE: CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE POTENCIALMENTE LÚDICA.
Resumo
O presente trabalho é um relato que busca descrever e analisar as contribuições dos estudos coletivos realizados durante o semestre 2020.2 no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ludicidade (GEPEL-CE), na prática docente dos participantes. O GEPEL é um projeto de extensão que tem como intuito estudar a relação entre ludicidade e a educação e conta com estudantes da graduação e docentes da educação básica do Ceará. Como referencial teórico e de análise, foram estudados autores como Costa (2017), Fortuna (2011), Luckesi (2014) e Winnicot (1975), cujos temas discutidos por cada um em suas obras foram, respectivamente, os saberes ludo-estéticos e a formação em contexto; o professor brincante e a aula lúdica; a ludicidade e a formação do educador e o brincar na teoria psicanalítica de Winnicot. Como metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa com análise de questionário aplicados com dez integrantes que compartilharam as contribuições das aprendizagens adquiridas no Gepel-CE na inclusão da ludicidade em suas práticas docentes. Os resultados apontaram para uma significativa contribuição do Gepel-CE no desenvolvimento de práticas docentes potencialmente lúdicas em termos de metodologias e estratégias, ampliação de conceitos estruturantes da área da ludicidade e de saberes ludo-estéticos. Em nossas conclusões, pudemos constatar que o Gepel-CE é um rico espaço de formação continuada para discentes que já atuam na educação básica e docentes com larga experiência e que ampliaram seus estudos e práticas sobre ludicidade. Portanto, os achados da pesquisa denotam que os saberes de formação ludo-sensiveis discutidos no âmbito do GEPEL além de incentivar uma atuação docente transformadora em sala de aula, colaboraram com um fortalecimento dessa área da Pedagogia.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.