A IMPORTANCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA SOCIEDADE CAPITALISTA
Resumo
O presente trabalho, vinculado ao Programa de Extensão e Pesquisa em Economia e Meio Ambiente (PROGEPA), tem como perspectiva subsidiar ações de extensão centradas na educação e gestão ambiental, tendo como referência às relações entre crescimento econômico e meio ambiente na sociedade contemporânea, bem como o surgimento das políticas públicas, as quais foram essenciais para minimizar os impactos advindos da globalização ao planeta . O projeto tem o objetivo de analisar as origens das principais políticas públicas que juntamente com o progresso econômico, estão ganhando cada vez mais espaço, principalmente, no quesito ambiental, uma vez que a discussão de desenvolvimento sustentável vem se mostrando essencial. Nesse contexto, as políticas públicas foram de suma importância para a expansão de pesquisas relacionadas com as formas de conciliar as necessidades de produção e a limitação da natureza diante de um sistema capitalista movido ao lucro. Dessa forma , o presente trabalho busca contribuir para uma sociedade com hábitos e costumes diferentes daqueles advindos da Revolução Industrial, de modo a construir um sistema econômico e social baseado na responsabilidade ambiental com a natureza, de modo a preservar os recursos naturais no presente e para as futuras gerações. Sendo válido ressaltar que as relações de qualidade de vida que envolvem consumo responsável, política, manifestações culturais em prol do meio ambiente estão enquadradas nessa perspectiva. A abordagem utilizada foi de caráter interpretativo, a partir de levantamentos bibliográficos, pesquisas de campo e reuniões semanais com professores, a partir daí, podemos destacar a importância do conhecimento acerca da importância das políticas públicas para a problemática ambiental intensificada pela globalização.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.