A IMPORTÂNCIA DA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Yasmin da Silva Barros
  • Alex Maciel Cruz Filho
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca dos impactos do estudo da perspectiva Etnomatemática proposta por Ubiratan D’Ambrósio, na formação de professores dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Tal abordagem tem como aspecto basilar a desconstrução de uma visão única sobre a matemática, considerando em sala de aula a existência dos diversos contextos presentes na sociedade e visando educar os indivíduos de forma ativa, proporcionando um desenvolvimento inclusivo e holístico. O interesse pela temática surgiu através da experiência vivenciada no grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA), onde em conjunto com os colegas de grupo, tive o contato com o estudo da referida proposta e visualização de significativas mudanças. Nesse contexto, a metodologia escolhida foi de cunho qualitativo, pois trata-se de compreender sentidos expressos por meio da subjetividade dos sujeitos. Dessa forma, a observação participante, controlada por diários de campo, compuseram o aspecto metodológico dessa pesquisa. Os resultados parciais encontrados apontam para os seguintes pontos: 1. Ampliação do conceito de matemática; 2. Nova visão de propostas pedagógicas, visando considerar a participação ativa dos alunos e incorporação de suas culturas; 3. Fortalecimento da importância de uma sólida formação teórica e pedagógica; 4. Entendimento de aspectos sócio-históricos presentes na constituição do currículo; 5. Incorporação da pesquisa ao contexto educativo. Conclui-se que a aproximação com a Etnomatemática propiciou consideráveis e positivos impactos na formação desses estudantes, colocando-a principalmente como vetor de construção de uma identidade docente mais alinhada às necessidades de nossa complexa sociedade contemporânea.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão