A IMPORTÂNCIA DA ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca dos impactos do estudo da perspectiva Etnomatemática proposta por Ubiratan D’Ambrósio, na formação de professores dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Tal abordagem tem como aspecto basilar a desconstrução de uma visão única sobre a matemática, considerando em sala de aula a existência dos diversos contextos presentes na sociedade e visando educar os indivíduos de forma ativa, proporcionando um desenvolvimento inclusivo e holístico. O interesse pela temática surgiu através da experiência vivenciada no grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA), onde em conjunto com os colegas de grupo, tive o contato com o estudo da referida proposta e visualização de significativas mudanças. Nesse contexto, a metodologia escolhida foi de cunho qualitativo, pois trata-se de compreender sentidos expressos por meio da subjetividade dos sujeitos. Dessa forma, a observação participante, controlada por diários de campo, compuseram o aspecto metodológico dessa pesquisa. Os resultados parciais encontrados apontam para os seguintes pontos: 1. Ampliação do conceito de matemática; 2. Nova visão de propostas pedagógicas, visando considerar a participação ativa dos alunos e incorporação de suas culturas; 3. Fortalecimento da importância de uma sólida formação teórica e pedagógica; 4. Entendimento de aspectos sócio-históricos presentes na constituição do currículo; 5. Incorporação da pesquisa ao contexto educativo. Conclui-se que a aproximação com a Etnomatemática propiciou consideráveis e positivos impactos na formação desses estudantes, colocando-a principalmente como vetor de construção de uma identidade docente mais alinhada às necessidades de nossa complexa sociedade contemporânea.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.