A IMPORTÂNCIA DAS AGROINDÚSTRIAS NO CEARÁ: UMA ANÁLISE PARA O CASO DA CADEIA PRODUTIVA DA FRUTICULTURA (PROJETO SÃO JOSÉ III)
Resumo
O conceito de desenvolvimento econômico tornou-se mais visível no século XX, principalmente, diante da queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1929 e no período da Grande Depressão. Distante desses cenários em que o desenvolvimento está atrelado a períodos de crise ou recessão, tem-se também a perspectiva de auferir o nível de distribuição de riqueza e relacioná-lo em termos de indicadores sociais que podem responder questionamentos acerca do desempenho de uma sociedade. Nesse sentido, o Governo do Estado do Ceará, visando potencializar o setor agropecuário, realizou em 2016 empréstimo com o Banco Mundial para o Projeto São José III investir em projetos produtivos, tendo como objetivo fortalecer ações produtivas e sociais com vista a proporcionar políticas públicas mais consistentes para o campo, além de possibilitar a atividade econômica da população do meio rural. Logo, esse trabalho objetiva realizar uma análise de conteúdo contido no Plano de Negócios do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Projeto São José III, da cadeia produtiva da fruticultura dos assentamentos de reforma agrária, Antônio Conselheiro, Zé Lourenço e Bernado Marin II, a fim descrever a iniciativa em questão de desenvolvimento econômico. A metodologia adotada é do tipo exploratória descritiva por meio de pesquisas bibliográficas na literatura, além de analisar o referido plano de negócio. Ademais, tal pesquisa ocorre em função das atividades relacionadas com o Grupo de Extensão em Economia Solidária – GESOL que vem estreitando relações com o Projeto São José III.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.