A IMPORTÂNCIA DAS INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS NA ADESÃO AO TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMPANHADOS PELA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA.
Resumo
Introdução: O farmacêutico que atua na atenção farmacêutica é responsável pelo acompanhamento do tratamento farmacológico com o objetivo de alcançar resultados satisfatórios na saúde, melhorando a qualidade de vida do paciente. Objetivo: Identificar as intervenções farmacêuticas realizadas durante o acompanhamento de pacientes hipertensos, atendidos na farmácia universitária, buscando definir as principais intervenções e o impacto causado por estas na qualidade de vida dos pacientes. Metodologia: Foi realizado um levantamento do histórico de intervenções farmacêuticas de 80 pacientes, registradas na ficha de acompanhamento farmacoterapêutico utilizada pelo CEATENF, enquadrando cada intervenção em uma categoria. Após isso, foram definidas as 3 intervenções farmacêuticas mais frequentes que foram consideradas como principais no estudo. Por fim, foi estudada a relação entre a aplicação de tais intervenções e o aumento da adesão ao tratamento. Resultados: Foram constatadas 209 intervenções, sendo que as 3 intervenções com maior prevalência foram: Orientação quanto a inadequação da administração do medicamento (26,25%); Esclarecimento de dúvidas quanto aos medicamentos prescritos (28,75%); Aprazamento de medicamentos dos pacientes (53,75%). Dos 80 pacientes do estudo, 37 (46,25%) mostraram adesão ao tratamento, destes, 33 (89,2%) receberam as intervenções estudadas, sendo que 18 (54,54%) receberam ao menos 1 intervenção, 7 (21,21%) receberam ao menos 2 intervenções e 8 (24,24%) receberam ao menos 3 intervenções. Conclusões: Da análise dos resultados obtidos, conclui-se que aplicação das 3 intervenções parecem ter uma relação direta quanto a adesão dos pacientes ao tratamento, verificando que quase 90% destes receberam uma ou mais destas orientações. Isso pode ser explicado pelo fato de as 3 intervenções estarem relacionadas com esclarecimentos de funcionamento e uso correto de medicamentos, conhecimentos que são geralmente restritos aos profissionais da saúde.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.