A IMPORTÂNCIA DO PROJETO
Resumo
INTRODUÇÃO: No contexto da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a comunidade acadêmica buscou novas alternativas de comunicação com a população para continuar divulgando o conhecimento cientifico. Buscando adaptação à nova realidade, a diretoria de extensão da Liga Acadêmica de Fitoterapia (LAFITO) da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou o projeto "LAFILIVES". OBJETIVO: Relatar a experiência dos membros da diretoria de extensão da LAFITO-UFC com a produção e a apresentação das "lives" na plataforma Instagram. METODOLOGIA: O projeto utilizou-se da ferramenta "lives" da rede social Instagram, que permite apresentações ao vivo. Estas, ocorreram semanalmente, apresentando conteúdos diversos relacionados a fitoterapia e plantas medicinais. Inicialmente, um tema era selecionado para ser estudado e apresentado na "live". A escolha do tema partia dos membros e das sugestões dos seguidores. Após a escolha do tema, eram selecionados subtemas para direcionar o estudo e a produção do conteúdo da "live". Com os subtemas selecionados, os membros da diretoria se dividiam para pesquisar, por meio de fontes como Scielo e o blog do Projeto Farmácias Vivas, informações interessantes e pertinentes para serem apresentadas. Com a pesquisa pronta, produzia-se o roteiro da live, com o conteúdo, a apresentação do projeto e da LAFITO-UFC, e uma introdução geral do tema. Todas as pesquisas e o roteiro foram documentados na plataforma Microsoft Word. RESULTADO: Percebeu-se uma grande interação do público, por meio de dúvidas, e também por comentários positivos, afirmando que estavam adquirindo muito conhecimento com o projeto. Além disso, o alcance possibilitado pela rede social facilitou o acesso de muitas pessoas ao conteúdo. CONCLUSÃO: O projeto "LAFILIVES" possibilitou que muitos tivessem acesso a informações cientificas seguras sobre fitoterapia, além de também proporcionar aos membros da diretoria o estudo sobre novos temas do universo das plantas medicinais.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.