A RELAÇÃO COM O SABER E A ESCRITA ACADÊMICA: UMA REFLEXÃO.
Resumo
O processo de aprendizagem na escrita acadêmica demanda atenção e aperfeiçoamento, uma vez que as produções geradas nessa área vêm afetando consideravelmente a sociedade e o ambiente universitário. O objetivo deste trabalho consistiu na reflexão sobre o aprimoramento do progresso na escrita de alunos da disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA), ofertada pelo curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). O desenvolvimento produtivo dos estudantes foi avaliado na disciplina por meio da adoção de uma postura positiva quanto às situações de fracasso e com base na relevância da dimensão identitária do aluno como parte contribuinte de seu desenvolvimento acadêmico. Os dados foram recolhidos e comparados com o rendimento das turmas anteriores. Os resultados evidenciaram um interesse potencialmente favorável dos alunos pela escrita com o uso da metodologia de ensino ativo, que proporciona maior dinamicidade e autonomia e diminui as situações de fracasso, pois o estudante sente menos receio de iniciar o processo de escrita quando a sua atenção está voltada apenas para os avanços. Além disso, os aspectos identitários que afetavam o desenvolvimento da escrita nos alunos da disciplina puderam ser sanados com o acompanhamento das equipes e seus respectivos trabalhos, com organização e agendamento via ligações realizadas na plataforma Google Meet. Tais resultados não seriam possíveis sem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão PREX/UFC e suas pertinentes orientações.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.