A RELEVÂNCIA DA INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
Introdução: Crianças com Síndrome de Down possuem atraso nas aquisições de marcos motores básicos, além de dificuldades de adaptação social, de integração perceptiva, cognitiva e proprioceptiva. Desse modo, é fundamental a intervenção precoce cujo objetivo é prevenir ou minimizar distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor. Objetivo: Apresentar um relato de experiência acerca do resultado de intervenções no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com Síndrome de Down assistidas no setor de Pediatria do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce. Métodos: Relato de experiência realizado no período de janeiro a março de 2020 durante 8 horas semanais. A vivência técnica observacional foi supervisionada pela equipe multiprofissional composta por Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudióloga, responsáveis pelo setor de acompanhamento de crianças de 0 a 12 anos diagnosticadas com Síndrome de Down. Resultados: o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP) realiza atendimentos de crianças com Síndrome de Down com ênfase na funcionalidade tendo como metodologia as intervenções centradas na família. As crianças são avaliadas com instrumentos validados e adaptados para a população brasileira para triagem, diagnóstico, proposta de intervenções e acompanhamento dos ganhos motores, das aquisições de habilidades e a participação social com ênfase no brincar funcional. Diante disso, foi possível observar ganhos de funções e realização de atividades motoras iniciais em crianças que são estimuladas de modo precoce. Conclusão: O tratamento precoce é indicado como uma forma de aumentar a interação do organismo com o ambiente, obtendo respostas motoras próximas ao padrão da normalidade e prevenindo a aprendizagem de padrões atípicos de movimento e postura (MATTOS, BELLANI 2010). Desse modo, é possível observar que, a intervenção é capaz de proporcionar uma maior independência, dentro de suas limitações e favorecendo o desempenho social dessas crianças.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.