A RELEVÂNCIA DA INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Tainah Holanda Santos
  • Kátia Virgínia Cardoso Viana
  • Maria do Socorro Alencar Holanda dos Santos
  • Fabiane Elpidio de Sa Pinheiro

Resumo

Introdução: Crianças com Síndrome de Down possuem atraso nas aquisições de marcos motores básicos, além de dificuldades de adaptação social, de integração perceptiva, cognitiva e proprioceptiva. Desse modo, é fundamental a intervenção precoce cujo objetivo é prevenir ou minimizar distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor. Objetivo: Apresentar um relato de experiência acerca do resultado de intervenções no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com Síndrome de Down assistidas no setor de Pediatria do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce. Métodos: Relato de experiência realizado no período de janeiro a março de 2020 durante 8 horas semanais. A vivência técnica observacional foi supervisionada pela equipe multiprofissional composta por Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudióloga, responsáveis pelo setor de acompanhamento de crianças de 0 a 12 anos diagnosticadas com Síndrome de Down. Resultados: o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP) realiza atendimentos de crianças com Síndrome de Down com ênfase na funcionalidade tendo como metodologia as intervenções centradas na família. As crianças são avaliadas com instrumentos validados e adaptados para a população brasileira para triagem, diagnóstico, proposta de intervenções e acompanhamento dos ganhos motores, das aquisições de habilidades e a participação social com ênfase no brincar funcional. Diante disso, foi possível observar ganhos de funções e realização de atividades motoras iniciais em crianças que são estimuladas de modo precoce. Conclusão: O tratamento precoce é indicado como uma forma de aumentar a interação do organismo com o ambiente, obtendo respostas motoras próximas ao padrão da normalidade e prevenindo a aprendizagem de padrões atípicos de movimento e postura (MATTOS, BELLANI 2010). Desse modo, é possível observar que, a intervenção é capaz de proporcionar uma maior independência, dentro de suas limitações e favorecendo o desempenho social dessas crianças.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão