A REPERCUSSÃO DAS EXTENSÕES VIRTUAIS NA VIVÊNCIA ACADÊMICA
Resumo
Introdução: A extensão tem seu alicerce na relação transformadora entre a universidade e sociedade, entretanto, a pandemia de COVID-19 impôs um contexto atípico e sem precedentes para a prática usual até então. Objetivo: Avaliar a realização da extensão através de conferências virtuais na vivência acadêmica. Metodologia: Foram colhidos relatos de 8 estudantes da graduação em Medicina e membros da Liga de Ginecologia e Obstetrícia, tendo como base as duas extensões virtuais realizadas no formato de aulas remotas, utilizando-se da abordagem qualitativa para análise dos relatos. Resultados: EM3, 22 anos, introduz: "Mesmo durante a pandemia, o projeto não perdeu o caráter educativo, interativo e dinâmico que ele já tinha quando era realizado presencialmente." EM1, 23 anos, relata: "Nos mostrou que podemos alcançar muito mais pessoas, de lugares tão mais distantes do que pensamos que poderíamos e nos afirma que a Universidade pode e deve chegar para toda a população como ferramenta de informação e disseminação de conhecimento. "EM2, 22 anos, acrescenta: "Alguns jovens relataram inclusive terem chamado os pais e familiares, pois consideraram uma fonte importante de aprendizado, e considero esse feito muito importante para o impacto da extensão. Por fim, considero importante ressaltar o valor dessas extensões, tendo em vista que os temas debatidos são de fundamental importância, principalmente relacionado ao público-alvo do evento", referindo-se aos temas Outubro Rosa e Educação Sexual. EM3, 22 anos, conclui: "Definitivamente foi um fator que deixou o semestre de educação a distância muito melhor, o projeto me motivou bastante". Conclusão: As extensões universitárias realizadas através de conferências virtuais conseguiram expandir o alcance da extensão apesar do contexto adverso, com a preservação do princípio da educação em saúde como norteador, tanto para os acadêmicos como para a comunidade.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.