ABORDAGEM LÚDICA NA PROPAGAÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE ANÁLISES CLÍNICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
A Liga Acadêmica de Análises Clínicas da Universidade Federal do Ceará (LAAC-UFC) é um projeto idealizado por alunos da farmácia e vinculado ao Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT). Dentre suas missões, está a de fomentar a circulação de informações acerca das áreas das análises clínicas e seus desdobramentos para todos. A partir disso, visando atingir a população leiga, é necessário a criação de materiais atrativos e de fácil entendimento. Dessa forma, a abordagem lúdica é uma excelente ferramenta que permite atrair a atenção desse grupo, por meio da referenciação a temas famosos na mídia, devido ao seu caráter de entretenimento. Este presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do uso de ferramentas lúdicas para a propagação de conteúdos sobre análises clínicas utilizando redes sociais. A estratégia teve início em novembro de 2020. Foram selecionados temas relevantes e que despertassem interesse na população leiga. A partir disso, a primeira postagem foi construída utilizando imagens famosas da cultura midiática. As imagens foram utilizadas para chamar atenção para situações divertidas e/ou interessantes do dia-a-dia laboratorial e, a partir disso, foram construídos textos com linguagem simples a respeito do tema. O conteúdo lúdico, na sua publicação de estreia, conseguiu uma excelente recepção com 103 curtidas e 7 comentários, os quais elogiaram a postagem, apontando sua criatividade e sua excelência. Além disso, foram recebidas opiniões positivas sobre a referenciação utilizada, demonstrando sua efetividade para despertar o interesse no público. A partir dessa experiência, a LAAC poderá definir como essa e outras estratégias serão executadas. Observou-se que a iniciativa foi bem recebida pelo público e foi capaz de trazer de forma simples informações relevantes sobre análises clínicas. A partir disso, a LAAC poderá ampliar a ação, trazendo novos temas e assim fomentar a circulação de informações de forma mais interativa e lúdica.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.