ABRINDO HORIZONTES: O ESPAÇO GEOGRÁFICO NA LITERATURA CLÁSSICA E CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Geovanna Kely Araujo da Silva
  • Tiago Vieira Cavalcante

Resumo

ABRINDO HORIZONTES: O ESPAÇO GEOGRÁFICO NA LITERATURA CLÁSSICA E CONTEMPORÂNEA O projeto explora as possibilidades da relação entre Geografia e Literatura, de modo a permitir aos bolsistas e ao público alvo, a ampliação de seus olhares geográficos, por meio da abordagem da Geografia em obras literárias. Assim sendo, o incentivo a formação de leitores e escritores, a transformação de uma educação inerte em lúdica e de fácil compreensão para os alunos e a interação entre universidade e sociedade estão presentes na ação. O projeto teve suas ações revistas para o meio virtual no quadro da pandemia de Covid-19, com isso, um canal de diálogo foi criado na rede social Instagram, a página “Geografia Literária”, onde foram feitas postagens de análises literárias com bases geográficas, usando o livro “O sol na cabeça” do autor Geovani Martins, e “O relicário” de alguns autores cearenses, além de dicas de leitura e divulgação de eventos acerca da Geografia Literária. A extensão beneficiou a escola pública EEEP Joaquim Antônio Albano, em meio à participação no projeto “Tardes de leitura”, feito pela professora Cristina Imaculada Santana de Oliveira. No evento, realizamos a apresentação do livro “O sol na cabeça" e realizamos também uma pesquisa através da ferramenta mentimenter, com a pergunta “Qual a relação entre Geografia e literatura?” no intuito de, a partir de algumas respostas, iniciarmos uma discussão acerca do assunto e ampliarmos assim, as formas de aprender e ensinar Geografia. Os trabalhos renderam diferentes resultados, com a divulgação do projeto no Simpósio Nacional sobre Patrimônios e Práticas Culturais, realizado pela URCA, e na rede social tivemos o engajamento de um público diverso, para além dos muros da universidade. Já na escola foi notória a participação e a curiosidade dos alunos com o ato da leitura tendo como base a Geografia, além da contribuição para a formação acadêmica e pessoal dos bolsistas que desenvolveram as ações.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão