ACESSIBILIDADE EM AÇÃO

Autores

  • Wesley MilitÃo Fernandes Mendes
  • Davi CÂndido da Silva

Resumo

O projeto de extensão Acessibilidade em Ação desenvolvido pela Secretaria de Acessibilidade UFC-Inclui dentre suas atividades, organiza cursos básicos de Libras – Língua Brasileira de Sinais, que são ministrados, por bolsista do curso de Letras Libras. O curso objetiva ensinar noções básicas de Libras, além de desmitificar conceitos a respeito da comunidade surda e difundir a língua de sinais. Inicialmente as turmas seriam presenciais com um limite de 30 vagas cada, porém devido a pandemia de COVID-19 tais atividades foram suspensas. Isso nos levou a readaptar nossa metodologia para o ensino remoto. Desta forma, planejamos uma turma experimental com carga horária reduzida, 20h/a (horas aula) e exclusiva para o Campus de Crateús: estudantes do primeiro semestre dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Sistemas de Informação e alguns docentes. Totalizando 43 inscritos. Para tanto, utilizamos plataforma digital e encontros virtuais de forma síncrona, por meio de webconferências, e desenvolvemos atividades assíncronas, como o compartilhamento de materiais em drives e rede social para comunicação extra. Algo positivo desse método, foi que: ampliamos o número de vagas; e pudemos testar a eficácia do ensino remoto para uma língua que se caracteriza por ser espaço-visual (STROBEL; FERNANDES, 1998). A partir deste trabalho foram feitas análises e adaptações. Um material próprio para esse formato de curso foi desenvolvido, corrigimos pontos que demandavam melhorias e mais 3 turmas com carga horária de 60h/a foram ofertadas: com um total de 144 inscritos, sendo: 79 sem vínculo com a UFC e 65 pertencentes à comunidade acadêmica (60 estudantes, 2 servidores docentes e 3 servidores técnicos). Analisando tais dados concluímos que obtivemos êxito quanto à adaptação didático-metodológica e que como projeto de extensão conseguimos atingir o público externo à universidade, embora precisemos avançar quanto ao engajamento interno, sobretudo de servidores docentes e técnicos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão