ACESSIBILIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA: ANÁLISE DO IMPACTO DOS CURSOS OFERTADOS PELO ESPANHOL ACESSÍVEL
Resumo
Durante o ano de 2020 o projeto Pessoas com deficiência visual e formação inclusiva: uma introdução à língua espanhola por meio de multi e múltiplos letramentos se centrou em demandas internas com o objetivo de melhorar pontos chave do projeto para aprimorar a oferta do curso Espanhol Acessível. O objetivo geral foi efetivamente localizar os pontos fortes e os pontos a serem melhorados na ação, bem como avaliar o impacto do projeto na vida dos alunos e bolsistas que participaram das diversas edições do curso entre 2016 e 2019. Para tal foram construídas entrevistas semi-estruturadas, entre Janeiro e Março de 2020, considerando o que é proposto por Angrosino (2009) quanto à necessidade de um caráter etnográfico para construção de uma pesquisa qualitativa, prezou-se, então, o desenvolvimento de um diálogo aberto entre as entrevistadoras e os participantes. Fundamentamo-nos, em especial, nos questionamentos básicos de Medrado (2014) sobre a formação docente e o ensino de línguas estrangeiras para pessoas com deficiência visual. Devido à pandemia, as entrevistas foram realizadas de forma virtual, utilizando as plataformas Whatsapp e Google Meet. A partir da análise crítica das entrevistas, evidenciamos a presença de questões chaves, foram estas: a) habilidade comunicativa; b) material didático; e, c) múltiplos letramentos. Houve a leitura e deleção dos tópicos mais recorrentes, e a partir desse feito pretende-se realizar uma roda de conversa com os ex-participantes, visando aprofundar os temas pertinentes à melhoria do projeto de extensão. Os resultados apontam para a necessidade de avançar em direção a um ensino de línguas estrangeiras inclusivo que vise o desenvolvimento da habilidade comunicativa através de múltiplos letramentos. Ressalta-se ainda a importância de momentos como esse para o incentivo da formação docente no ensino de línguas estrangeiras para pessoas com deficiência visual.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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