ADAPTAÇÃO DAS ATIVIDADES DA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA AO CONTEXTO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: O ano de 2020 foi desafiador para o desenvolvimento das atividades extensionistas, em virtude da pandemia do novo coronavírus. A necessidade do isolamento social se tornou um obstáculo, visto que grande parte das extensões eram feitas presencialmente. Contudo, gerou-se oportunidade ímpar de descoberta de novas formas de promoção da saúde. OBJETIVO: Objetivou-se relatar a experiência da Liga Acadêmica de Enfermagem em Nefrologia (LAEN) na adaptação das suas atividades de extensão em meio a pandemia. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Em reuniões administrativas virtuais, os integrantes da liga buscaram identificar formas de dar seguimento às atividades. RESULTADOS: O uso do aplicativo Instagram foi escolhido como ferramenta de divulgação de conteúdo e realização de enquetes, já o YouTube foi utilizado na realização de lives com ampla participação. Foram abordadas temáticas como: Atuação da enfermagem em meio a pandemia; Doença renal crônica (DRC) e seus principais fatores de risco; Doação de órgãos; Campanha contra o câncer de mama e Campanha contra o câncer de próstata. Os resultados foram positivos uma vez que as atividades de extensão tiveram continuidade com a participação do público nas redes sociais por meio de esquetes. Além disso, possibilitou o uso mais ativo das mídias sociais da liga, o que consideramos consequência positiva dessa experiência vivida. CONCLUSÃO: Diante do exposto, fica claro que a adversidade vivenciada durante o ano de 2020 foi um desafio para a sociedade de maneira geral e os projetos de extensão também foram impactados por tais acontecimentos. Contudo, essas novas vivências propiciaram aprendizados positivos que devem ser aproveitados da melhor forma possível pelos participantes futuramente.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.