ALIANÇA PARA COMBATE ÀS DOENÇAS TROPICAIS NEGLIGENCIADAS EM POPULAÇÕES VULNERÁVEIS
Resumo
As Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) caracterizam-se por ser uma série de parasitoses que acometem sobretudo a população mais pobre dos países em desenvolvimento. O Laboratório de Parasitologia e Biologia de Moluscos em sua linha de extensão atua há anos combatendo-as em populações vulneráveis no interior do Ceará, promovendo ações de educação em saúde para estudantes e suas famílias nas localidades em que atua. Porém, com o advento da pandemia de COVID-19, as ações foram interrompidas sendo necessário um trabalho de elaboração de materiais para as crianças atendidas pelo projeto de extensão. O objetivo deste trabalho foi desenvolver a confecção de material educativo contendo informações sobre a prevenção das principais enteroparasitoses que acometem, principalmente, crianças em idade escolar. Inicialmente fizemos uma revisão das principais formas de transmissão dos parasitos humanos, estas foram selecionadas e preparamos cartilha, folder e jogo educativo sobre as principais parasitoses. Como resultado obteve-se material com informações de qualidade, mas apresentadas de forma lúdica e didática, abordando desde a forma de transmissão das doenças (o parasito e seus hospedeiros), principais sintomas, como se prevenir para não adquirir a doença e orientações para buscar o tratamento adequado. Outro aspecto bastante explorado, principalmente através dos jogos, foi a orientação quanto aos nossos costumes e quanto as atitudes corretas e as atitudes erradas impactam nessas doenças. Conclui-se que a criação deste material permitiu a revisão sobre a profilaxia de parasitoses, bem como adaptar informações científicas a uma população que não possui o conhecimento técnico do assunto, auxiliando-os na construção do próprio saber acerca da prevenção de doenças, a partir das ações realizadas ao longo da atividade.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.