ANÁLISE COMPARATIVA DOS ATENDIMENTOS PARA ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19
Resumo
O Instituto Dr. José Frota (IJF) é um hospital terciário cuja missão é promover assistência de excelência a pessoas em situações de urgência e emergência, além de atuar também como instituição de ensino, pesquisa e orientadora de políticas públicas de promoção de saúde. Embora a Covid-19 não tenha afetado diretamente na capacidade do hospital, já que a instituição não é responsável pelo tratamento desse tipo de acometimento, é notório que a atuação do IJF foi influenciada pela pandemia, seja pela quantidade de funcionários disponíveis, seja pela variação na quantidade de acidentes de trânsito durante esse período. Diante disso, este trabalho visa descrever de forma comparativa ao ano de 2019 alguns dados acerca dos acidentes automobilísticos envolvendo motocicletas durante o ano de 2020 e discutir como a pandemia possivelmente influenciou quantitativa e qualitativamente nisso. Os dados completos não puderam ser obtidos com antecedência devido à dificuldade de ser acessar a entrada no IJF durante grande parte do ano, porém eles serão obtidos com a ajuda de profissionais colaboradores da saúde que atuam no hospital terciário em questão. Diversos pontos foram analisados nesse trabalho, como a variação da quantidade de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, a variação da quantidade de funcionários trabalhando no hospital, as diferenças do lockdown e da reabertura quanto ao atendimento hospitalar e os tipos de acidentes mais prevalentes nesse período. Com a coleta e desenvolvimento dos dados já citados, um banner será apresentado nos Encontros Universitários em breve.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.